top of page
WhatsApp Image 2022-04-26 at 08.13.14.jpeg
  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube ícone social

O QUE É MULHERES E NOVELOS?

Mulheres e Novelos é um projeto de extensão que visa comunicar de forma acessível, diferentes aspectos da saúde da mulher, por meio das redes sociais e de um canal no YouTube, dedica-se a produção de vídeos educativos que elucidam diversos aspectos das dores femininas, principalmente da endometriose. Outra intervenção presencial deste projeto é promover a escuta, sensibilização, o esclarecimento e a qualidade de vida de pacientes com endometriose atendidas pela MEAC/EBSERH/UFC.

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

O projeto Mulheres e Novelos surgiu do livro homônimo publicado em agosto de 2013, mês em que nasceria o bebê, cuja gravidez não avançou. A publicação, como homenagem e manifesto, apresentava meu percurso de dores e adoecimentos, além de histórias de outras mulheres e capítulos de profissionais de saúde.

 

Em 2015 recebi flores, após conhecer uma mulher que dizia ter melhorado a partir da leitura do livro porque, antes não conhecia ninguém com endometriose, nem práticas multidisciplinares. No dia seguinte criei o canal no YouTube. A produção de vídeos chegou ao conhecimento do Dr. Leonardo Bezerra, docente da UFC e ginecologista da MEAC, que me convidou a realizar uma ação presencial no Ambulatório de Dor Pélvica Crônica.

Preocupada com o sofrimento causado pelo diagnóstico tardio, decidi identificar estudantes da UFC que sofriam com cólicas menstruais. Para ampliar a escuta e promover a orientação, o projeto promovi rodas de conversa vinculadas à programação oficial dos Encontros Universitários de 2017 e de 2018. A equipe multidisciplinar da MEAC esteve presente e dialogou com o público. Desses encontros foram registrados diagnósticos precoces e melhoria na qualidade de vida das estudantes. Em parceria com a Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE), iniciando em 2018 a oferta de Oficinas de Consciência Corporal no IEFES. Encontros com experiências vivenciais e reflexivas para conhecer o próprio corpo e reconstruir a relação com ele. 

O projeto de extensão também inspirou a produção de pesquisa científica que culminaram em TCCs.

Em 2019, veio a decisão de “tirar” as vozes dos corredores do hospital, de levar para os palcos as dores e reivindicar que as mulheres sejam ouvidas. Nasceu, assim, o espetáculo “Um fio por vez” 

NOVELOS é uma metáfora do emaranhado de problemas físicos, pessoais e sociais decorrentes do diagnóstico tardio, da falta de amparo multiprofissional e/ou familiar em mulheres com endometriose. Não é possível desentrelaçarmos tudo de uma vez, por isso o convite de "um fio por vez". 

bottom of page